Arrependimento X Avivamento

"Aproximai-vos de Deus, e ele se aproximará de vós. 
Lavai as mãos, pecadores, e purificai os vossos corações, ó homens de dupla atitude. 
Reconhecei a vossa miséria, afligi-vos e chorai. 
Converta-se o vosso riso em pranto e a vossa alegria em tristeza. 
Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará." (Tiago 4, 8-10).


"(...) homens de dupla atitude.", que terror causa este verso e deve causar em nossos corações. Muitas vezes, nossa “casa interior” está cheia de impiedades, esboçamos o poder, a fé, produzimos milagres e até a vertigem de uma glória promissora; porém, em verdade, nosso caráter é dúbio. Não vivemos o que pregamos, colocamos pesados fardos, batemos no peito e deleitamo-nos na raiz da mentira e da hipocrisia.

No altar, 'santos', fora demônios... Quantas vezes fizemos parte dessa hierarquia que não vive o zelo do Amor de Deus. Prepotência? Mentira? Posição? Oh! Deus arranque-nos desta geração perversa que torna imunda a vossa Igreja, vossos Grupos de Oração...

Clamamos o Avivamento, mas não temos arrependimento, somos cegos e fechados em nós mesmos. Quantas vezes oramos a Deus para que derrame copiosamente a Promessa, mas a Promessa se realiza num coração limpo, arrependido. Não há como andar contrários ao Espírito de Deus (ver Gal 5, 16ss); da luz do “RUAH” não sai mentira, não sai falsidade, não sai orgulho, não há trevas.


Amados irmãos em Cristo, é necessário honrar a Deus com nossas vidas, nossas atitudes, em nosso modo de falar e proceder. É chegada a hora de arrependermo-nos e quebrantarmo-nos nossos corações.


YAHWEH diz: "Vos darei um coração novo" (Ez 36,26), o Avivamento que desejamos e pedimos começa por aí, coração novo. Quando Moisés subiu a Montanha Santa e viu a Sarça queimar, ouviu a voz de YAHWEH que lhe disse para tirar as sandálias dos pés. Mas o que significa tirar as sandálias? Significa deixar para trás toda a bagagem de podridão e pecado, todo rancor e mentira, toda ira e maldade, toda maledicência e blasfêmia, toda dubialidade, ciúmes e contendas, a idolatria (e quanta coisa prestamos culto antes de Deus: ao nosso ego - nós mesmos -, posição, vaidade...).


Amados, o que temos que deixar hoje para pisarmos no solo Santo, para nos aproximarmos Dele e Ele se aproximar de nós?!?


"Darei-vos um espírito novo" (Ez 36,26), YAHWEH continua. Aqui não diz respeito ao Espírito Santo, pois ainda depende de nós a aceitação da vontade de Deus, conversão e quando a aceitamos Ele nos torna novas criaturas, santos e puros em sua presença. O Espírito novo é o toque de Deus em nossa alma, recriando, devolvendo-a ao original.


Nós somos 'Imagem e Semelhança' Dele, por isso Ele nos quer como Ele mesmo É: PURO, SANTO, IMACULADO. Ele é a Essência, e em nós graça vivificante. Este é o espírito novo. Não aquele manchado pela transgressão primeira, não aquele do homem velho e suas tendências más, todavia, aquele que tem a marca da Promessa, tem o poder de ascender até o trono e arrancar das mãos de Deus o cumprimento da Justiça em nossa história, nossa vida.


"Humilhai-vos na presença Dele". Moisés despiu e prostrou-se diante da Sarça que ardia em chamas, ainda mais meu irmão, o Fogo agora estava no novo coração de Moisés. Querido, ao nos humilhar, crescemos; ao nos prostrar, somos por Ele levantados; ao chorar na presença do Altíssimo, urge um consolo divino em nossas almas; ou seja, somos exaltados pelo Soberano Rei.


Há quanto tempo não choramos os pecados cometidos? O nosso quarto deve de ser a montanha santa de Deus, lá é o local de humilhar, chorar, e se arrepender. Lá somos prestigiados, aproximados e exaltados. Lá deve ser o primeiro Céu... Na sequência é só receber a purificação completa no Sacramento da Penitência. Penitência? Ah, meu irmão! Paguemos o preço do poder!


Por fim, "dentro de vós meterei meu Espírito" (Ez 36,27). A terceira Promessa, amado irmão, destes versículos da Escritura do Profeta Ezequiel é a dispensa poderosa do Espírito Santo no coração desejoso e sedento de Deus. Naqueles corações que foram quebrantados pela humilhação e arrependimento, pelas lágrimas de ansiosa espera pela animação e restituição do que lhe fora roubado, arrancado pelo pecado, pelo mundo e pelo impostor.

YAHWEH está sempre à frente. Ele sabe do que precisamos e até onde conseguimos caminhar. Até o nosso desejo de arrependimento e conversão tem o dedo Dele. Irmão, sem Ele, somos . Sem o Espírito não há vida em nós, não conseguimos entrar no Santo dos Santos, pois falhamos em nossas faculdades e capacidades. Mas Ele, o CONSOLADOR, libera a presença e nos leva até Aquele que É, sempre Será, o Deus de nossas vidas.


O Sopro de Deus em nossa alma atinge o cerne de nossa existência. Podemos dizer, como Jesus: 'Abba Pai' e receber o carinho do Senhor. Nunca mais estamos sós. Deus sempre presente em nossa alma, a qualquer momento disposto a dialogar, a trocar carícias, a inebriar com seu imenso amor. Ele se delicia no coração puro e fica na casa limpa.


Não sejamos “incrédulos e recalcitrantes, lentos e duros para Deus” (cf. Baruc 1,19). Ele deseja nos erguer, como Seus escolhidos, nos dar abundância de graças. Que nosso estilo de vida seja de adoração, arrependimento e avivamento: isto é ser pentecostal.


Oh! Doce Espírito Santo reina em nós! Seja bem-vindo! Adorado e Uno com o Pai e o Filho!

Louvado Seja o Nome de Nosso Senhor e Deus, Jesus Cristo!


(Rone Honorio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário