Deus Procura a Sua Imagem

Deus Procura a Sua Imagem Impressa no Homem


          Dois malfeitores, semelhantes na vida e nos costumes, estão próximos um do outro, mesmo se vivem um no Oriente e outro no Ocidente. De igual modo, dois justos, quer se encontrem um no Oriente e outro no Ocidente, estão um ao lado do outro, pois estão em Deus. Ao invés, um justo e um pecador, mesmo ligados por uma corrente, estão completamente separados um do outro. Neste sentido, se pela dessemelhança nos afastamos de Deus, a semelhança nos aproxima dele.


          De que semelhança se trata? A semelhança de nossa criação, que corrompemos ao pecar, mas recuperamos quando recebemos o perdão dos pecados; ela se renova interiormente em nosso coração, de modo a ser novamente gravada na moeda, isto é, em nossa alma a imagem de nosso Deus, e assim voltemos aos seus tesouros. Então, irmãos, qual a razão por que nosso Senhor Jesus Cristo quis mostrar aos seus tentadores, mediante uma moeda, o que Deus quer?

          De fato, quando os judeus, ao procurarem um motivo para caluniá-lo, quiseram consultar o mestre da verdade a propósito do tributo devido a César, perguntaram para tentá-lo se era lícito pagar o referido tributo. Que respondeu Jesus? Hipócritas! Por que me tentais? (Mt 22,15). Pediu que lhe trouxessem uma moeda, o que foi feito. De quem é esta imagem? (Mt 22,20), disse. De César (Mt 22,21), responderam. Então o Senhor lhes disse: Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus (Mt 22,21). É como se quisesse dizer: «Se César está procurando sua imagem cunhada na moeda, Deus não haveria de procurar a sua imagem impressa no homem?»

          Nosso Senhor Jesus Cristo ao convidar-nos para esta semelhança ordena que amemos até mesmo os inimigos; e dá-nos o exemplo do próprio Deus, ao dizer: Sede como o vosso Pai que está nos céus; pois ele faz nascer o seu sol sobre os maus e os bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos (Mt 5,45). As palavras: Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito (Mt 5,48) nos convidam à semelhança. Por conseguinte, se Jesus nos convida à semelhança, é evidente que por nossa existência na dessemelhança nos havíamos afastado de Deus. Afastados pela dessemelhança, a semelhança nos aproxima de tal modo que já se realiza em nós a promessa da Escritura: Aproximai-vos dele e sereis iluminados (Sl 33[34],6).

(Santo Agostinho de Hipona. Dos Comentários sobre os Salmos (Enar. in Ps. 94, 2))


Responsório: Gn 1, 26.27; Sl 26(27),8
- Deus disse: † Façamos o homem à nossa imagem / e segundo a nossa semelhança. * Deus criou o homem à sua imagem, / à imagem de Deus ele o criou.
- Senhor, é a vossa face que eu procuro; não me escondais a vossa face! * Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário