Superando Aflições

“Nada te perturbe, nada te amedronte. A paciência tudo alcança. Tudo passa, só Deus não muda; à quem tem Deus nada falta. Só Deus basta!”
(Santa Tereza D’Ávila)

Todo ser humano já viveu em algum momento de sua vida, ou em muitos, aquela fase em que não nos resta disposição, nos sentimos fracos, perdidos, sozinhos diante de desilusões e decepções.

Questionamo-nos sobre tudo! Sem exceção! Por quê comigo? Tinha que ser assim? Onde foi que eu errei? Eu não merecia passar por isso! Deus não me enxerga e não me ouve? Onde está a justiça? De que me vale acreditar em Deus?

São perguntas que não calam e que transformam nosso interior em completa confusão sonora. Junto com as vozes que gritam conosco, queremos nós também gritar com o mundo.

Vivendo as aflições do coração e com os olhos voltados somente àquilo que perdemos, àqueles que se distanciaram, às amizades que partiram, aos sonhos e planos frustrados, muitas vezes nos damos por vencidos e permitimos que o desânimo seja nosso guia, como se nada de melhor pudesse nos acontecer e como se essa escuridão não tivesse fim.

Para o homem que se distancia de Deus ou coloca seu foco e suas forças no que é passageiro, em paixões imediatas, pode ser que seja assim mesmo e que essa realidade perdure, pois se tornou um ser humano vazio.

Contudo, a Palavra de Deus vem nos dizer que a vida merece uma visão consciente e construtiva a respeito da realidade. Deus quer nos ensinar a viver melhor, nos oferece caminhos para que depositemos nossa confiança na esperança que não decepciona. Deus cumpre suas promessas!

“Naqueles dias, o Senhor falou a Abrão,dizendo:“Não temas, Abrão! Eu sou o teu protetor e tua recompensa será muito grande”.(Gn.15,1)

Vivenciamos experiências de luta, de combate, de perdas. Mas também podemos experimentar alegrias, conquistas, vitórias. A vida nos traz a certeza, quando confiamos em Deus, de que as dores de nossa história não podem ser capazes de sequestrar a beleza de estar vivo.

Nem sempre teremos todos os motivos para sorrir ou para chorar. Haverá momentos em que precisaremos desistir de sonhos ou readaptá-los; encarar as situações ilusórias em que nos permitimos mergulhar; enfrentar nossa negligência, nosso orgulho, nossa vaidade, nosso sentimento de posse e nossas mentiras; será necessário acender a luz do nosso interior para que enxerguemos as sujeiras aprisionadas em nós e por nós; buscar dentro do coração a mansidão e a humildade necessária para assumirmos que o caminho escolhido precisará ser alterado, pois não tem sido caminho de liberdade e paz.

É impressionante como facilmente nos desajustamos, nos perdemos em nossos sonhos, ideais e planos. Fechamos nossos olhos ao que está ali, exposto à nossa frente. Barganhamos com Deus, permutamos, negociamos. Essas são atitudes que nos revelam. Algo precisa ser revisto, repensado.

É chegado o tempo de voltarmos às mãos do oleiro para uma nova moldagem, que não seja somente em nossa aparência ou na superficialidade do ser, mas que seja condizente com a essência da nossa alma.

Chegou o tempo de nos abandonarmos em Deus e compreendermos que “Ele nos basta”, como nos ensina Santa Tereza D’Avila: “Deus basta”!!!

Desliguemos em nós toda lamentação, toda aflição, todo sentimento de derrotismo. Volvemos nosso olhar à misericórdia do Senhor. Ele é sensível ao nosso clamor.

Deixemos de conclamar aquilo que se foi, aquilo que não é, aquilo que passou em nós e por nós. Deixemos de sofrer por termos também passado na vida de quem conquistou importância em nossa história. Viremos a página, há um novo capítulo ansioso para ser lido, vivido, experimentado.

Superar aflições é primeiramente encarar a realidade de frente, aceitar que nem tudo é como gostaríamos que fosse, mas passa! Superar aflições é desprender-se dos conceitos pré-definidos. É confiar!

A vida é um presente de Deus. Que sejamos capazes de fazer algo de bom com esse presente único, aproveitando ao máximo o que Deus tem nos oferecido.

Se te encontras ferido, LEVANTA-TE! Jesus Cristo venceu a morte! Se te encontras cansado, LEVANTA-TE! Sua dor é passageira. Só o AMOR não passa! LEVANTA-TE!

Aproveite o tempo de Deus para você! Desafie-se! Não desista! Você já é um vencedor!

O inimigo nos vence quando rouba nosso equilíbrio. Não perca seu equilíbrio e nem permita que ele seja roubado, não perca seu foco, não negocie sua liberdade. O vencedor aqui tem que ser você!

Que Deus vos abençoe!
(Roberta Rizzo, Leiga da Fraternidade O Caminho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário