Transformado Pela Provação


"A nossa presente tribulação, momentânea e ligeira, nos proporciona um peso eterno de glória incomensurável. Porque não miramos as coisas que se vêem, mas sim as que não se vêem". 
(2 Cor 4,17).

  Deus tem um propósito por trás de cada problema. Ele usa as circunstâncias para desenvolver nosso caráter. É pelo fogo que conhecemos a qualidade do ouro.
  Jesus nos alertou dizendo que teríamos problemas no mundo. Ninguém está imune à dor ou livre de sofrer. Nem todos os problemas são grandes, mas todos são importantes para o processo de crescimento que Deus tem para você.
  Os problemas nos aproximam de Deus. O Salmo 33 diz: “O Senhor está perto dos corações feridos, e salva os que estão desanimados” (Sl 33,19).
  É durante períodos de sofrimento que aprendemos a fazer nossas orações mais sinceras, autênticas e honestas para com Deus. No sofrimento, aprendemos coisas a respeito de Deus que não podemos aprender de nenhuma outra forma. Os problemas nos forçam a olhar para Deus e a depender dele em vez de confiar em nós mesmos.
  Você nunca saberá que Deus é tudo o que você precisa até que ele seja tudo o que você tiver.

O PROJETO DE DEUS
  “Sabemos que Deus age em todas as coisas, de modo que trabalhem em conjunto para o bem dos que o amam e são chamados de acordo com os seus desígnios." (Rom 8,28).

   Aqui são enumeradas quatro verdades acerca da providência de Deus:

1º “que Deus age”. É uma certeza que se baseia na verdade de que Deus tem pleno controle e ama a todos nós. A história pertence a Deus. Nós cometemos erros, mas Deus jamais. Deus não comete um erro – porque ele é Deus. Deus age em nossas vidas.
  É Deus quem está no controle. É Ele que está agindo em todas as coisas. É Ele que está por traz da historia. E quando Ele está agindo, quem pode impedi-lo? O próprio Paulo nos questiona: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (v.31).
  Quando Josué precisou assumir a liderança do povo de Israel, às margens do Jordão, ele sabia que enfrentaria guerras e grandes e terríveis dificuldades quando passasse o rio e entrasse na terra prometida para possuí-la. Nesse momento, Deus faz uma promessa para ele: “Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei” (Js 1.5). Era o que Josué precisava ouvir. Ele conhecia a Deus e sabia que, se o Senhor estivesse com eles, agiria em seu favor, para lhes manifestar o bem.
  Portanto, podemos descansar no Senhor. Podemos confiar. Ele está sempre conosco agindo seja em bons ou maus momentos da nossa vida.

2º “em todas as coisas”. O plano de Deus para nossa vida envolve tudo que nos acontece – erros, pecados, mágoas, doenças, dívidas, acontecimentos infelizes e a morte de pessoas queridas.
  Deus pode fazer o bem nascer, crescer e florescer nas situações mais difíceis. Ele fez isso no calvário. Como poderíamos imaginar de que daqueles troncos secos nasceria uma grande árvore, que dela pudéssemos nos alimentar de seus frutos e abrigar-se a sua sombra?
  Ele tem poder para transformar todo o mal, em nós e no mundo.

3º “para o bem”. Qual é o propósito de Deus? O propósito de Deus é maior que nossos problemas, nossos sofrimentos e até mesmo nossos pecados. Os objetivos do Senhor para nós são os de produzir o bem que esperamos. E principalmente nos dar um futuro. Vida Eterna!

4º “daqueles que o amam e são chamados”. O agir de Deus utilizando todas as coisas para produzir o bem tem um público alvo: os filhos de Deus. O texto não expressa um otimismo generalizado e superficial, dizendo que no final tudo acabará dando certo para todo mundo. Não pode se dar bem quem vive em oposição a Deus, insistindo em seguir o próprio caminho.

  Deus se compromete com aquele que entrega sua vida a Cristo e vive a sua vontade. Ele é fiel com quem é fiel com Ele.
  A carta para a igreja de Esmirna, em Apocalipse capítulo 2, é uma das poucas escritas para uma igreja fiel.
  "Não tenha medo do sofrimento que vai chegar. O diabo vai levar alguns de vocês para a cadeia. Será para vocês uma provação. Mas a tribulação não vai durar mais que dez dias. Seja fiel até à morte. Eu lhe darei em prêmio a coroa da vida". (Ap 2,10)
  Nem sempre compreendemos e muito menos aceitamos o que Deus faz. Ele também não age para nossa comodidade. Mas, sabemos que em todas as coisas Ele age para o nosso bem. Era esta a convicção de José com relação à crueldade de seus irmãos quando o venderam como escravo: “Vocês planejaram o mal contra mim, mas o Projeto de Deus o transformou em bem, a fim de cumprir o que se realiza hoje: salvar a vida de um povo numeroso” (Gn 50.20).
  Cada problema é uma oportunidade para edificação do caráter. O que acontece exteriormente em sua vida não é tão importante quanto o que acontece dentro de você.
  Pedro disse: “Essas dificuldades vêm para provar que sua fé é pura. Essa pureza de fé vale mais que ouro” (1 Pedro 1,7a). Quando você é refinado pelas provações, as pessoas podem ver o reflexo de Jesus em você.
  Paulo disse: “Se somos filhos, somos também herdeiros: herdeiros de Deus, herdeiros junto com Cristo, uma vez que, tendo participado dos seus sofrimentos, também participaremos da sua glória.” (Rom 8,17).

O QUE FAZER? COMO ENFRENTAR?
1º Olhar para Jesus.
  Os problemas não nos levam automaticamente a refletir e a fazer a vontade de Deus. Muitas pessoas se tornam mais amargas em vez de melhorar, e nunca crescem. O modelo  é sempre Jesus.
  Cristo teve um nascimento indigno e uma história de turbulências e aflições. Nasceu entre os animais. No aconchego de um estábulo, Ele derramou suas primeiras lágrimas. Até as crianças mais pobres têm um nascimento mais digno do que Ele teve.
  Quando tinha dois anos, deveria estar brincando, mas já atravessava grandes sofrimentos. Era perseguido de morte por Herodes. Tinha uma inteligência incomum para um adolescente e foi admirado aos doze anos por intelectuais da época. Todavia, tornou-se um carpinteiro. As mãos grossas e o rosto castigado pelo sol escondiam a mais elevada sabedoria que alguém já teve. Discursou sobre o amor, a tolerância e o respeito humano como nenhum pensador. Mas, foi o mais discriminado e incompreendido dos homens.
  Tinha, portanto, todos os motivos para ser uma pessoa tensa, ansiosa, irritada e infeliz, mas, era uma pessoa alegre e tranquila.
  Muitos têm bons motivos para ser alegres, mas estão sempre insatisfeitos. São incapazes de valorizar o que têm, valorizam apenas o que não têm. Tornam-se especialistas em acusar os outros pelos seus conflitos e detestam a vida que possuem.
  Jesus, ao contrário, tinha muito pouco exteriormente, mas fazia muito do pouco. Nele não havia sombra de insatisfação. Reclamação não fazia parte do dicionário de Sua vida. Nunca acusava ninguém por suas misérias. Era forte para enfrentar Seus desafios sem precisar ferir nem agredir ninguém.
  Os homens podiam desistir Dele, mas Ele nunca desistia de ninguém. Tinha consciência de que O feririam sem piedade, mas Ele não desistiria. Havia predito que O humilhariam, iriam cuspir-lhe o rosto e iriam torná-lo um show público de vergonha e dor, mas Ele permaneceu de pé, firme, fitando os olhos dos seus acusadores e suportando com dignidade a sua dor.
  A única maneira de cortá-lo da terra dos viventes era matá-lo, extrair-lhe cada gota de sangue. Ele demonstrou que, mesmo diante do caos, vale a pena viver a vida.
  Podemos chorar e nos angustiar pelas nossas dificuldades e conflitos, mas nunca devemos desistir de nós mesmos. Podemos nos abater, mas nunca desanimar.
  A capacidade de recomeçar tudo, quantas vezes forem necessárias, faz dos fracos, fortes. A firme convicção de continuar sempre lutando, ainda que com algumas derrotas, alimenta o sonho da vitória.
  O pior inverno pode anunciar a mais bela primavera. Sábio é aquela pessoa que consegue ver aquilo que as imagens não revelam. É a pessoa que, ao ver cair a última folha do inverno, é capaz de erguer os olhos e enxergar as flores da primavera que ainda não brotaram.
  Jesus era o único na Sua época que conseguia ver o que ninguém via. À sua frente, só havia pedras e areia, mas Ele conseguia erguer os olhos e ver os campos branquejando, embora estivesse apenas lançando as primeiras sementes na terra.
  Ele causou a maior revolução da História, sem desembainhar uma espada, sem usar qualquer violência. Não precisamos revolucionar o mundo, mas devemos revolucionar as nossas vidas, o nosso espírito, a nossa capacidade de pensar e de ver a vida. Se assim o fizermos, certamente estaremos plantando um jardim onde antes só havia pedras e areia.

2º Lembre-se de que o plano de Deus é bom.
  “Os planos que tenho para vocês são planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro” (Jr 29,11).
  É vital que você se mantenha concentrado no plano de Deus, não no seu problema ou sofrimento. Se você olhar para o mundo, ficará aflito. Se olhar para si, ficará deprimido. Mas, se olhar para Cristo, ficará descansado.   
  O segredo da resistência é lembrar-se de que o sofrimento é temporário, mas sua recompensa será eterna.
  Lembremos mais uma vez a afirmação de Paulo:  “Pois os nossos sofrimentos momentâneos são leves, em relação ao peso extraordinário da glória eterna que eles nos preparam. (2 Cor 4,17).

3º Agradecer
  Paulo escrevendo aos Tessalonicenses diz: “Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”. (1 Tes 5,18)
  Deus não espera que você seja agradecido pelo mal, pelo pecado, pelo sofrimento ou por suas conseqüências dolorosas neste mundo.
  Deus quer que você seja grato por ele usar os problemas que o afligem para o cumprimento de seus propósitos.
  Jesus disse: “Fiquem cheios de alegria quando isso ocorrer, pois há uma grande recompensa esperando por vocês no céu” (Lucas 6,23).

4º Recuse-se a desistir.
  O Apóstolo Tiago nos diz: “Entendam que os problemas vêm para lhes testar a fé e gerar em vocês perseverança. Mas deixem que esse processo continue até que a perseverança se desenvolva completamente, e descobrirão que se tornaram homens de caráter maduro, de integridade, sem nenhum ponto fraco” (Tiago 1,3-4).
  Quando você compreende as conseqüências eternas do desenvolvimento de se caráter, faz menos orações do tipo “Faze com que eu me sinta melhor” e mais orações do tipo “Usa isso para tornar-me mais semelhante a ti”.
  Você sabe que está amadurecendo quando começa a ver a mão de Deus nos acontecimentos aleatórios e confusos e nas circunstâncias da vida aparentemente sem sentido.
  Quando Pedro fora libertado da cadeia não tinha consciência que Deus estava agindo, somente mais tarde, se deu conta de tal experiência.
  E como sabemos que Deus agiu?
  Pelo sentimento de libertação.
 Quando sentimos que estamos livres que, num momento de dificuldade, saiu um peso de cima de nós, então podemos crer que Deus agiu em nossa vida e nós o acolhemos.
  Se você estiver enfrentando problemas, não pergunte: “por que eu?”. Em vez disso, pergunte: “o que você quer que eu aprenda?”. Então confie em Deus e siga fazendo o que é certo. “Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu” (Hebreus 10,36).

(Pregação Pe. Lino Zandoná. G.O. Bom Jesus. 06/07/2017)

Um comentário:

  1. Com Fé Esperança e Caridade, Deus nos torna fortes o suficiente para superar com alegria e força todo e qualquer problema, como Jesus venceu nós também Venceremos, como todos os Santos venceram nós também venceremos!!! O Senhor é nosso Pastor e nada nos faltarás!!!

    ResponderExcluir